Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

por Carolina Glogovchan

Todo mundo sabe que a combinação sol e água do mar pode danificar as madeixas se você não tomar os cuidados certos. São alguns hábitos saudáveis que podem ajudar a poupar dores de cabeça depois do passeio e, além disso, vão manter a cabeleira linda durante todo o tempo em que você estiver relaxando. Por […]

Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

Todo mundo sabe que a combinação sol e água do mar pode danificar as madeixas se você não tomar os cuidados certos. São alguns hábitos saudáveis que podem ajudar a poupar dores de cabeça depois do passeio e, além disso, vão manter a cabeleira linda durante todo o tempo em que você estiver relaxando. Por […]

cabelo cacheado na praia 2 630x420 - Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

Todo mundo sabe que a combinação sol e água do mar pode danificar as madeixas se você não tomar os cuidados certos. São alguns hábitos saudáveis que podem ajudar a poupar dores de cabeça depois do passeio e, além disso, vão manter a cabeleira linda durante todo o tempo em que você estiver relaxando.

Por isso, confira essa lista de cuidados que devem ser tomados com o cabelo cacheado na praia. Com certeza essas dicas vão facilitar – e muito – a sua vida.

Danos sofridos pelos cacheados

cabelo cacheado na praia 5 630x420 - Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

Os fios cacheados são naturalmente mais secos por conta de seu formato espiralado, pois a oleosidade produzida pelo couro cabeludo, e que é usada para hidratar as madeixas, tem dificuldade para chegar até as pontas devido às voltas que são típicas desse tipo de curvatura.

Não por acaso, é comum que esse fio seja mais brilhante perto da raiz e opaco nas pontas, por conta do déficit de oleosidade no comprimento do fio. Na praia, a exposição ao sol e à água podem potencializar essa falta de óleo e, por isso, você deve redobrar os cuidados com o cabelo no verão para garantir que eles se mantenham saudáveis.

Outros danos que o cabelo cacheado na praia pode ficar mais predisposto são:

– Ressecamento excessivo, pois o sal presente na água do mar puxa e remove a umidade natural que existe no interior e na superfície do fio. Esse processo é chamado de osmose e consiste na perda de líquidos de um corpo quando está inserido num meio salobre;

– Cabelinhos arrepiados, pois a composição salina da água reage com as moléculas dos fios fazendo com que elas mudem de formato. Como resultado, aparece o frizz, especialmente nos cabelos cacheados e naqueles fiozinhos que estão nascendo;

– O sal e a areia quando em contato com os cabelos causam atrito e, por isso, as fibras tendem a ficar mais enfraquecidas. Como resultado, cabelos que já estão fragilizados podem quebrar com facilidade se penteados após o dia na praia;

– O vento e a brisa marítima são uma delícia, mas deixam os cacho com menos definição e ainda colaboram para que fiquem armados e embaraçados. Por isso, é indicado não penteá-los sem antes passar um creme de pentear.

Você pode estar pensando: com tantos danos, vale a pena o banho de mar? Claro que vale! Um bom banho de mar traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente. A água marítima é rica em nutrientes e magnésio e nadar promove relaxamento e prazer.

Vale pontuar que ela também traz benefícios aos fios, especialmente para quem sofre de caspa e inflamações no couro cabeludo. O sal é um ótimo aliado no controle da oleosidade excessiva e, por isso, ajuda a eliminar a caspa e a coceira, além de normalizar a saúde da pele.

Por isso, se você está ou vai para a praia, nossa dica é aproveitar ao máximo, recarregar as baterias e anotar as informações de como cuidar dos cabelos cacheados na praia para aproveitar o melhor que o mar pode oferecer e ainda desfilar cachos de arrasar no litoral!

Leia também: Cuidados com o cabelo no verão!

Cuidados com os fios na praia

cabelo cacheado na praia 630x420 - Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

Se você ainda não está na beira do mar, recomendamos que você estenda seus cuidados com cabelo cacheado para antes e depois de ir à praia. Dessa forma, é possível aproveitar não somente a viagem com os cabelos lindos, mas o verão inteiro de cachos incríveis.

Pré e pós praia

Os cuidados pré e pós praia são essenciais para que a saúde dos cabelos se mantenha estável. Fazer isso é especialmente importante para quem gosta de aplicar químicas nas madeixas, como tinturas e descolorantes, e também quem está em fase de transição.

Além disso, manter os cabelos saudáveis é muito importante para quem quer ver as madeixas mais longas e os cachos bonitos, definidos e abertos. Por isso, para além de saber como cuidar de cabelo cacheado na praia, veja como fazer isso antes e depois do mar.

Pré-praia

Mantenha os fios hidratados com um cronograma capilar. Invista principalmente nas etapas de reconstrução – para fortalecer a fibra capilar e fazê-la reter mais umidade; e de hidratação – para que os fios fiquem com os níveis de umidade equilibrados por todo comprimento.

Antes de ir para o mar, aplique um protetor térmico nas madeixas e invista num creme com proteção UV para que os raios solares não afetem muito a estrutura capilar. Por fim, coloque um chapéu na bolsa para proteger não apenas os cabelos, mas também o rosto e o couro cabeludo;

Pós-praia

Depois de aproveitar o dia na praia, lave os cabelos com shampoo e condicionador e evite a água quente, prefira sempre morna ou fria. Para finalizar, aplique um creme de pentear e penteie os fios delicadamente e deixe secar naturalmente.

Uma vez por semana faça uma hidratação para repor a umidade e a maciez dos fios. Recomendamos a Máscara #todecacho de Babosa, que garante hidratação, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida para regeneração e maciez dos fios.

Por fim, ao voltar para casa (ou duas vezes por mês) faça a umectação noturna. Recomendamos o Óleo em Gel para Umectação Babosa da Salon Line que, além de ter perfume suave, ainda adere perfeitamente aos fios e permite que você reponha toda umidade enquanto dorme.

Lista de cuidados que você deve tomar com o cabelo cacheado na praia

cabelo cacheado na praia 4 630x421 - Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

Separamos 8 dicas práticas de como cuidar do cabelo cacheado na praia para você colocar em prática e minimizar os danos que o sol e a água salgada podem causar. Confira:

Dê preferência aos shampoos liberados

É normal que os cabelos fiquem mais sensíveis durante o verão, devido, principalmente, à ação dos raios diretos do sol, água do mar, vento, areia e tudo mais. No caso dos fios cacheados, é preciso mais atenção por conta da perda de umidade dos fios.

Por ser mais ressecado, isso faz com que as ações do sol e do mar os deixem mais fragilizados. Por isso é uma boa ideia investir nos shampoos liberados, não somente nos dias de praia, mas também na sua rotina comum.

Esse tipo de shampoo é livre de sulfato, petrolato, silicone, óleo mineral, parafina e parabenos, de maneira que resseca menos os cabelos cacheados do que os shampoos comuns. Prefira sempre usar produtos com agentes naturais, como óleos orgânicos, coco e abacate.

Também vale apostar na lavagem com co-wash

Outro item importante dos cuidados com o cabelo no verão é o co-wash. Se trata de uma lavagem à base de condicionador, que é super hidratante e nutritiva. Ou seja, além de não ressecar as madeixas, pois não contém a ação detergente do shampoo tradicional, ainda repõe a hidratação e nutrição perdida pela fibra capilar.

Leve uma máscara super hidratante com você na viagem

Depois do que já contamos por aqui, ficou claro que a hidratação para cabelos cacheados pós praia é essencial. Mesmo usando outros produtos hidratantes, fazer um tratamento completo com uma máscara, por exemplo, é indispensável. Por isso, invista em uma que contenha ativos poderosos, como a Máscara de Hidratação S.O.S Cachos Rícino e Queratina.

Nunca entre no mar antes de aplicar um pré-shampoo

Entre os produtos de cabelo para praia, o pré-shampoo é um dos mais importantes. Isso porque ele vai proteger os seus fios do ressecamento causado pela água do mar. Para isso, basta aplicar o produto em todo o comprimento e pontas dos fios, por volta de 10 minutos antes de entrar na água.

Não deixe a umectação de lado nos dias em que for para a praia

Sabemos que estar na praia é um momento de relaxar e ninguém quer ficar cuidando da cabeleira, entretanto, repor os nutrientes perdidos pelos fios nessa época do ano é muito importante. Por isso, que tal fazer essa tarefa de uma forma fácil?

Aplique o óleo vegetal na cabeleira, faça um coque e coloque um chapéu. Aí você pode tomar um solzinho enquanto o óleo faz efeito nos fios, 30 minutos já é o suficiente. Depois é só enxaguar bem e lavar com shampoo e condicionador. Lembre-se de não deixar os fios em contato direto com o sol, por isso sugerimos o uso do chapéu.

Evite secador durante esse período

Sempre falamos por aqui que abusar do secador e difusor no cabelo não é legal, isso porque essas ferramentas retiram a hidratação, nutrientes e massa capilar dos fios, deixando-os ressecados e frágeis.

No verão e, especialmente, na praia os cabelos cacheados ficam ainda mais fragilizados, por isso o melhor é não usar este tipo de aparelho enquanto estiver por lá. Aproveite o sol e o tempo quente para secar as madeixas naturalmente.

Caso seja muito necessário usar alguma dessas ferramentas, não se esqueça do protetor térmico. Experimente o Spray Renova Cachos Protetor Térmico #todecacho e clique aqui para conhecer todos os cuidados ao usar o secador.

Procure produtos com proteção UV sempre

Você sabe que tem como proteger o cabelo cacheado do sol, né!? Pois é isso mesmo, não é apenas a nossa pele que precisa deste tipo de cuidados. Por isso, é extremamente necessário aplicar finalizadores com proteção UV antes de sair no sol.

Experimente também usar acessórios para proteger os fios do sol

Outra maneira de proteger as madeixas é o chapéu de praia para cabelo cacheado, como já sugerimos anteriormente. Além de ajudar a manter a saúde dos fios, também é uma peça bem estilosa para desfilar na praia. Caso você não goste de chapéu, pode também experimentar bonés ou até mesmo bandanas.

Como usar cabelo cacheado na praia?

cabelo cacheado na praia 3 630x420 - Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar

É comum a dúvida de quem tem cabelos cacheados na praia o que fazer para que ele embarace menos e fique mais bonito e definido mesmo durante o banho de mar. Como dissemos, é importante evitar acessórios que quebrem os fios, como grampos e elásticos.

Porém, você pode apostar em penteados para cabelo cacheado na praia que combinam com sua personalidade e comprimento de fio. Vamos a três deles:

  1. Tiara ou faixinha – Ideal para qualquer comprimento de fio, usar uma tiara ou faixa não quebra os cabelos e ainda evita que eles fiquem caindo na testa. Prefira usar tiaras e faixas de tecido e sem dentes para não quebrar os fios;
  2. Coquinho – ótimo para refrescar e evitar que os fios se embaracem, o coquinho pode ser feito assim que você sair do mar. Aproveite a oportunidade para aplicar um óleo antes e fazer uma hidratação express usando o sol a seu favor;
  3. Trança frouxa – Para cabelos mais longos, fazer uma trança lateral é opção para refrescar e variar o penteado. Prefira fazer uma trança mais frouxa para não esticar os fios. Passe um creme de pentear antes da trança e ao soltá-la você terá lindas ondas.

Você pode ousar no visual pesquisando diferentes penteados para cabelos cacheados na praia, mas lembre-se: nada de penteados que repuxem os fios (como tranças muito justas) e acessórios que rompem o cabelo (como os feitos de elásticos e palitos).

Com todas essas informações sobre cuidados com o cabelo cacheado na praia, você não tem mais desculpas para não cuidar do seu cabelo? Então, bora aproveitar!

Rate this post