Como cuidar do cabelo no verão? 5 produtos que irão te salvar
6/04/2023
As cacheadas e crespas sabem que, se tratando de cabelo, uma dose extra de cuidado nunca é demais. Seja nos tratamentos capilares, na hora de ir dormir, na finalização ou no day after, existem formas de manusear e proteger os cabelos que vão assegurar a beleza e saúde dos fios. Na hora do treino não é diferente: o cabelo e a academia são assuntos raramente discutidos, mas já podemos antecipar que você pode e deve prestar um pouco mais de atenção em como deve tratar os fios antes e depois da atividade física.
Como falamos de curvaturas que precisam de mais hidratação e nutrição do que as demais, o acúmulo de suor na raiz pode contribuir ainda mais esse ressecamento, já que prejudica a absorção de nutrientes e impede ainda mais a distribuição da hidratação e oleosidade natural pela extensão do fio. Por isso, antes e depois do treino, com alguns pequenos cuidados, você consegue assegurar a saúde e beleza dos fios, evitando a fragilidade.
Cuidados com o cabelo pré-treino: o que fazer?
Por serem mais ressecados que as outras curvaturas, os cabelos cacheados e crespos precisam ser mais protegidos para que, durante o treino, a intensa atividade física e o suor excessivo não os danifiquem. Se liga nas dicas que separamos para garantir a proteção das fibras capilares:
- Sempre prenda os fios antes de fazer atividades físicas, principalmente se forem intensas;
- Aposte em coques, tranças ou rabos de cavalo, presos com elásticos ou prendedores leves;
- Lenços, bonés e outros tipos de “proteção” para os cabelos também são bem-vindos, principalmente em atividades físicas feitas ao ar livre.
Cuidados com o cabelo pós-treino: o que fazer?
Depois do treino, especialmente se você costuma suar muito, ou faz atividades físicas de grande intensidade, o suor acaba acumulando nos fios, o que pode obstruir os poros e causar oleosidade excessiva na raiz, e também impedir que os nutrientes percorram o cabelo, resultando em ressecamento. Veja as dicas abaixo:
- Evite lavar os cabelos depois de todas as atividades físicas, já que as lavagens constantes retiram óleos essenciais da raiz e ressecam os fios.
- Programe os dias de lavagem, hidratação e nutrição com os dias de treino. Se você se exercita diariamente, troque a lavagem tradicional para um enxágue rápido apenas com água.
- Uma boa alternativa à lavagem é usar condicionador e enxaguar com água – técnica conhecida como co-wash, que higieniza sem ressecar.
- Na hora de lavar, busque por shampoos com fórmulas liberadas, que não contém sulfatos, óleos minerais e nem parafinas que ressecam os fios e enfraquecem a fibra capilar.