Como cuidar do cabelo no verão? 5 produtos que irão te salvar
1/06/2023
Quando se fala em caspa, bastante gente precisa lidar com esse problema indesejado nos fios. Ela pode ser sazonal ou periódica – e resolvida apenas com uma lavagem mais intensa – ou aparecer de forma frequente. Em geral, a caspa é considerada um problema quando se torna persistente, ou causa coceira e irritação intensa, podendo chegar até níveis mais graves, com feridas no couro cabeludo.
Mas calma que esse problema, apesar de comum, tem solução. É totalmente possível eliminar a caspa de uma vez por todas, mas antes, é preciso entender o que exatamente são essas pequenas escamas brancas, e como elas chegam se acumular nos fios. Aqui, nós vamos te contar tudo sobre a caspa, o que pode estar causando essa condição, e o mais importante, é claro, como eliminá-la de uma vez por todas do seu cabelo.
O que pode dar caspa no cabelo?
Antes de descobrir como eliminar a caspa do seu cabelo, é importante descobrir, primeiro, o que pode estar causando. São diversos fatores que podem resultar nessa condição, mas, em geral, é importante saber que a caspa persistente é um sinal de alguma coisa errada na saúde do cabelo ou do couro cabeludo. Por isso, é aconselhável a consulta a um médico tricologista, ou um profissional cabeleireiro de sua condição.
Abaixo, estão alguns dos causadores mais comuns da caspa no cabelo.
Pele ressecada
Uma das razões mais comuns para o aparecimento da caspa é a falta de nutrientes e de umidade natural na área do couro cabeludo. Por conta do ressecamento, a pele da região passa a se descamar e a soltar resquícios de pele e células mortas, que são os pequenos pontos brancos.
E não é só: o excesso de oleosidade também pode causar caspa, já que ela “prende” as peles e células mortas nos fios da raiz do cabelo.
Dermatite seborreica
A dermatite é uma inflamação crônica bem comum, que pode atingir qualquer região do corpo rica em glândulas de oleosidade, incluindo o couro cabeludo. Ela causa irritação, vermelhidão, coceira, produção de oleosidade excessiva, e claro, caspa.
Crescimento de fungos
Pode parecer um pouco estranho, mas existe uma flora de microorganismos que vivem no couro cabeludo. Um deles é o fungo Malassezia que, ao crescer de forma desequilibrada, causa sintomas similares ao da dermatite, inclusive o aparecimento da caspa. O crescimento fora de controle do Malassezia é ocasionado, principalmente, pelo excesso de umidade, oleosidade e acúmulo de produtos no couro cabeludo e na raiz do cabelo.
Alergia ou hipersensibilidade à produtos de cabelo
Algumas pessoas podem apresentar reações adversas a certos produtos, incluindo shampoos, condicionadores e finalizadores. O ideal é que você observe as reações, e caso constate alguma irritação, suspenda o uso imediatamente. Além disso, usar produtos na raiz também pode causar caspa, já que eles podem acumular na pele do couro cabeludo.
Como tirar caspa do cabelo cacheado, ondulado e crespo?
Agora que você já sabe quais são as causas da caspa no cabelo, chegou a hora de acabar com ela. Abaixo, separamos hábitos que vão reduzir a caspa do cabelo com curvatura. Vem ver!
Aposte em shampoos hidratantes
Já que uma das principais causas da caspa é o ressecamento do couro cabeludo, o ideal é investir em produtos que reponham a hidratação da raiz capilar. Também, busque por itens livres de sulfatos, silicones e óleos minerais, que limpam com menos agressividade, deixando a região menos fragilizada.
Não lave os cabelos em excesso
Você sabia que a recomendação ideal de lavagens é de, no máximo, 3 vezes por semana? Muita gente que está lutando contra a caspa acredita que lavar os cabelos mais vezes vai resolver o problema, mas, na verdade, o contrário pode acontecer, já que o processo de higienização pode ressecar ainda mais a região.
Evite água quente
O uso da água quente durante o banho também faz toda a diferença! Isso porque as altas temperaturas são prejudiciais para a saúde do cabelo, já que ressecam as fibras capilares. Então, já sabe: lembre-se de usar sempre água morna ou fria.
Cuidado com os restos de produtos na raiz
O acúmulo de produtos na raiz também pode ser um grande causador da caspa, já que os resíduos obstruem os poros e impedem que a oxigenação e a umidade dos fios circulem normalmente. É importante lembrar que, na raiz, o único produto rotineiro permitido é o shampoo – e o restante, deve ser sempre aplicado da raiz até às pontas.
Faça hidratações frequentes
E como sempre, fica a dica de ouro para todas as curvaturas: reponha sempre a hidratação do seu cabelo. Os fios precisam de constante reposição de água e nutrientes para se manterem saudáveis e bonitos, e evitar problemas como a caspa.