Como cuidar do cabelo no verão? 5 produtos que irão te salvar
Por Rafaela Oliveira
por Carolina Glogovchan
Você provavelmente já ouviu falar sobre fitagem tradicional e fitagem estruturada, certo? Hoje vamos falar um pouquinho sobre a diferença entre elas. Mas, antes, saiba que a técnica de fitagem é usada para definir os cachos ou controlar o volume dos fios, sendo um dos métodos mais amados entre crespas e cacheadas por conta dos […]
Você provavelmente já ouviu falar sobre fitagem tradicional e fitagem estruturada, certo? Hoje vamos falar um pouquinho sobre a diferença entre elas. Mas, antes, saiba que a técnica de fitagem é usada para definir os cachos ou controlar o volume dos fios, sendo um dos métodos mais amados entre crespas e cacheadas por conta dos […]
Você provavelmente já ouviu falar sobre fitagem tradicional e fitagem estruturada, certo? Hoje vamos falar um pouquinho sobre a diferença entre elas. Mas, antes, saiba que a técnica de fitagem é usada para definir os cachos ou controlar o volume dos fios, sendo um dos métodos mais amados entre crespas e cacheadas por conta dos diversos day afters e da diminuição do frizz. Bora conferir?
A fitagem estruturada é uma técnica de definição e modelagem muito usada pelas onduladas, cacheadas e crespas. Esse método consiste em separar e definir as mechas do cabelo utilizando os dedos, formando “fitas”. Ao fazer isso, é possível realçar a forma natural dos cachos e reduzir o frizz, garantindo um resultado mais definido e duradouro.
Nos cabelos crespos (4ABC), a fitagem estruturada auxilia ainda mais na definição, uma vez que o formato do fio crespo tende a ser em formato de “z” e não em formato de espiral como ocorre nos cabelos cacheados (3ABC).
Embora tenham a mesma característica de execução, a fitagem tradicional e a fitagem estruturada são diferentes. Na fitagem tradicional o cabelo é separado em fitas e recebem o finalizador, que pode ser um ativador de cachos ou leave-in. Os produtinhos usados nessa técnica costumam ser mais leves.
Já na fitagem estruturada, o cabelo também é separado em mechas ou fitas. A diferença está no tipo de produto usado: você pode usar creme, gel, gelatina e até óleos vegetais para potencializar o efeito duradouro no cabelo. Ou seja, os finalizadores são mais pesados – sabe aqueles que contêm óleos de karité, de coco na composição? Estes são ideais.
Agora, sabendo bem a diferença entre fitagem estruturada e fitagem tradicional, é hora de aprender o passo a passo. Confira como para fazer uma fitagem estruturada nos cabelos crespos:
Para começar essa finalização dos fios, o primeiro passo é lavar os cabelos. A dica para um ótimo resultado é sempre finalizar os fios molhados ou úmidos.
Divida os fios crespos em 4 partes, escolha uma mecha e aplique seu creme de pentear bem estruturado ou misturado com gelatina capilar e comece a enluvar os fios.
Com a mecha bem enluvada de creme, passe os dedos abertos sobre os fios, de forma a formar fitas. Comece da raiz e continue até às pontas. Faça o mesmo procedimento em todo o cabelo.
Por fim, basta deixar o cabelo secar naturalmente ou usar um difusor para um resultado ainda mais definido. Com os fios totalmente secos, é hora de amassá-los com as mãos em direção à raiz para “quebrar” o efeito durinho e garantir mais volume sem perder a definição.
Bora conhecer os produtinhos ideias para dar vida à sua fitagem estruturada?
O Ativador de Cachos Super Óleos S.O.S Cachos é perfeito para estruturar os cabelos crespos. Enriquecido com 12 óleos sublimes, este produto revitaliza, dá brilho e ativa os cachos, garantindo uma ótima definição. Os óleos de coco, argan e macadâmia, presentes na formulação desse ativador, são ideais para finalizar e tratar os fios.
Com o Ativador de Cachos Manga Tradicional S.O.S Cachos, além de garantir uma finalização nutritiva com óleo de manga e queratina, o resultado vai ser fios muito mais definidos, radiantes e hidratados por vários dias.
Transforme o dia a dia dos seus crespos com o Ativador de Cachos Rícino e Queratina Reparação Extrema na fitagem estruturada. Ele conta com óleo de rícino na fórmula, que oferece hidratação, nutrição e uma reconstrução capilar caprichada.
O Creme para Pentear Coco Tratamento Profundo S.O.S Cachos conta com o nutritivo óleo e manteiga de coco que revitalizam e fortalecem os fios, entregando muito brilho e maciez.
Se você ama gel e gelatina na finalização, o Gel Definidor Revitalizador de Cachos Azeite de Oliva Cachos Comportados não pode faltar na sua fitagem estruturada. Com azeite de oliva e óleo de argan, este gel proporciona definição, nutrição e brilho intenso, garantindo também vários day afters sem frizz.
A fitagem estruturada é uma técnica de finalização capilar para todos os tipos de cabelos. Nos cabelos crespos, o resultado é ainda mais notável, pois favorece a definição dos fios e garante mais durabilidade.
A fitagem estruturada ajuda a definir e manter os cachos por mais tempo, reduzindo o frizz e proporcionando um visual mais volumoso e saudável aos fios.
Para fazer a fitagem estruturada, você precisará de um creme de pentear mais grossinho e um gel específico para cabelos com curvatura. Se desejar, use um pente com dentes largos, mas também é possível garantir um resultado incrível apenas com os dedos.
Embora a técnica seja mais indicada para cabelos crespos e cacheados, pessoas com outros tipos de cabelo também podem experimentá-la para obter definição nos fios.
Para conservar a fitagem estruturada e garantir bons day afters, procure preservar os cachos no momento do sono, usando fronha ou touca de cetim, ou prendendo os fios em coques altos e soltos.
Sim! Da curvatura 2A até 4C, você pode fazer a fitagem estruturada para definir seus cachos da maneira desejada.
A fitagem estruturada é, sem dúvida, uma finalização perfeita para quem ama definição duradoura. Por isso, bora colocar essas dicas em prática e arrasar com cachos e crespos deslumbrantes.