Representativas da estética negra em inúmeros países, as ghana braids consistem em um modelo de trança africana capaz de combinar uma série de acessórios e que têm se tornado tendência desde 2021, já que houve um aumento de mais de 100% na busca por esse penteado!
O que são ghana braids?
As ghana braids são tranças afro, embutidas na raiz de forma marcada e muito rente ao couro cabeludo. Muitas vezes, as ghana braids aparecem até mesmo desenhando a raiz do cabelo.
Com três modelos distintos, que vão do mais simples ao trançado jumbo, as ghana braids também podem ser chamadas de “tranças nagô”, “tranças de lápis”, “tranças de banana” e “trança invisível”.
Além da variedade de materiais que podem ser utilizados como o anel de trança, o crochê, o cabelo orgânico e até mesmo o fio de seda, as tranças ghana braids podem variar no estilo: soltas, com coque, laterais e com o rabo de cavalo.
Como fazer trança ghana braids passo a passo
Feitas por especialistas em cabelos afro ou por trancistas, as ghana braids exigem habilidade, já que se trata de um trabalho extremamente artesanal e que leva muitas horas. De maneira geral, é possível identificar algumas etapas importantes na hora de executar esse penteado, veja:
– Antes de tudo, é preciso desembaraçar o cabelo para que a divisão das mechas seja feita com mais precisão;
– Nesse momento, a utilização de uma pomada modeladora, como a Pomada Efeito Brilho #todecacho Estilização, gelatina ou geleia é muito comum, principalmente para deixar a divisão das mechas mais alinhadas e livres do frizz;
– Tudo começa com uma trança base para orientar todas as outras, separe a mecha em três partes antes de começar a trança-la;
– Separe o jumbo ou outro material da sua escolha em mechas de diferentes espessuras (tudo vai depender de como você quer o resultado). O jumbo, por exemplo, é um material sintético utilizado para estender o cabelo e ser incorporada nas tranças;
– Comece a entrelaçar o cabelo na raiz, tudo bem junto ao couro e, após alguns gomos já prontos, vá adicionando o jumbo para que ele se incorpore no cabelo, tornando-se uma coisa só;
– Já que o jumbo se trata de um tipo de cabelo sintético, muitas vezes, maior que o natural, é preciso ter cuidado e paciência para fazer com que eles fiquem bem juntinhos. Tudo isso deve ser feito mecha por mecha e, a finalização vai depender do tipo de penteado que foi escolhido;
– Se optar por trançar o cabelo em todo o comprimento, será necessário prendê-lo com um elástico de silicone;
– Repita esses passos em todas as mechas do cabelo.
Quanto tempo duram as tranças ghana braids?
Para quem tem dúvida sobre as ghana braids quanto tempo dura, é importante saber que elas são conhecidas pela alta durabilidade: elas conseguem aguentar até 3 meses sem desmanchar, se você tomar todos os devidos cuidados com os fios pós-trançados.
Dicas e cuidados com a trança ghana
Com várias possibilidades de combinação, as tranças ghana braids buscam não só um visual mais prático, mas que evidencie um significado. E para garantir sua durabilidade e beleza, são necessários alguns cuidados específicos. Confira:
Cuide dos fios antes de fazer as ghana braids
Por serem naturalmente mais secos, os cabelos cacheados e crespos merecem mais atenção, assim, investir em um cronograma capilar antes de partir para as ghana braids é fundamental – a nutrição, principalmente, merece ser priorizada!
Tenha paciência
Trançar o cabelo exige muita paciência, até porque esse é um tipo de penteado que demora em torno de 12 horas para ficar pronto – e tudo vai depender do tipo e da quantidade de tranças. Além disso, as ghana braids costumam doer um pouco, já que sua característica é rente à raiz, e para fazê-las é preciso puxar bastante o cabelo.
Atente-se para a manutenção dos cabelos
Apesar de ter longa durabilidade, a manutenção varia conforme a textura do fio, ou seja, quanto mais crespo, maior a possibilidade da trança se manter intacta. Outro fator que interfere na durabilidade é o ritmo de crescimento dos fios.
No caso das tranças enraizadas, a manutenção deve acontecer, pelo menos, a cada 15 dias, já nas tranças mais soltas, a possibilidade de refazê-las, caso haja algum problema, é bastante comum e possível.
Cuidados na hora de lavar
O segredo na hora de limpar as ghana braids está em lavar apenas o couro cabeludo, diluindo um pouco de shampoo antes passar na cabeça. Isso pode ser feito, inclusive, com a ajuda de um borrifador.
Um detalhe importante após a lavagem é se certificar de que as tranças estão completamente secas, principalmente se você for prendê-las ou se for dormir, afinal, se ainda estiverem úmidas, esse será um ambiente perfeito para a proliferação de fungos.
Você pode utilizar um secador, no entanto, mantenha a distância de 20 cm e uma temperatura média, evite o jato muito quente!
Inspirações de ghana braids para ver e se apaixonar!
São inúmeras as maneiras de utilizar as tranças ghana braids, confira algumas delas:
Solta:
A ghana braids solta permite usar e abusar do movimento do cabelo, além disso, é possível incrementá-la com anéis e outras joias. A finalização com o baby hair – cabelinhos que ficam na testa – também é uma excelente pedida nesse tipo de penteado;
Com coque: ao optar por ghana braids com coque, você consegue obter um visual mais despojado. Para fazê-lo, basta utilizar um elástico – comece fazendo um rabo de cavalo, levando todo o cabelo para frente, englobe as tranças com o acessório, torça o cabelo levemente e dê a volta em torno do rabo de cavalo, prendendo-o no elástico;
Com rabo de cavalo:
Ao proporcionar um visual mais sofisticado, ao mesmo tempo, muito simples de fazer, as tranças ghana braids em rabo de cavalo podem alternar na altura, provando serem muito versáteis.
Assim, se você optar pelas ghana braids, é importante ter em mente que o investimento em produtos específicos também é parte do processo. Por isso, utilizar shampoos que ajudam a refrescar, purificar e eliminar a oleosidade dos cabelos é fundamental para a saúde e durabilidade das tranças.
Uma boa pedida são os produtos da linha Estilização #todecacho, como o Shampoo #todecacho Estilização, que proporciona limpeza capilar profunda, remoção completa dos resíduos e cuidado para um couro cabeludo sempre saudável, e máscara #todecacho Estilização que promove tratamento capilar intenso, fácil desembaraço com ação desata nós, ideal para pré e pós-estilização do cabelo.