Como cuidar do cabelo no verão? 5 produtos que irão te salvar
Por Rafaela Oliveira
por Carolina Glogovchan
Se você tem cabelo crespo, talvez em algum momento já pensou em fazer relaxamento. O procedimento é bem comum, mas exige alguns cuidados, já que ele altera a estrutura do fio de forma permanente. Por isso, todo cuidado é pouco. Por isso, fique atenta em como fazer e, claro, como manter a saúde dos cabelos […]
Se você tem cabelo crespo, talvez em algum momento já pensou em fazer relaxamento. O procedimento é bem comum, mas exige alguns cuidados, já que ele altera a estrutura do fio de forma permanente. Por isso, todo cuidado é pouco. Por isso, fique atenta em como fazer e, claro, como manter a saúde dos cabelos […]
Se você tem cabelo crespo, talvez em algum momento já pensou em fazer relaxamento. O procedimento é bem comum, mas exige alguns cuidados, já que ele altera a estrutura do fio de forma permanente. Por isso, todo cuidado é pouco. Por isso, fique atenta em como fazer e, claro, como manter a saúde dos cabelos sempre em dia.
Primeiramente, é preciso perguntar o seguinte: por que desejo relaxar meus cachos? Se a sua resposta for “para ter cabelos lindos, definidos e modelados”, repense! A química precisa ser compreendida apenas como um “apoio” e não como cuidado referencial no tratamento de cabelos crespos e cacheados.
A referência principal neste tipo de cabelo, principalmente quando possui química, está na intensidade dos tratamentos hidratantes e na reposição de elementos como água, óleo, queratina, colágeno, aminoácidos e outros. Não à toa, adotar um cronograma capilar, ajudará muito na manutenção dos seus cachos, sejam eles com química ou naturais.
Neste caso, para quem deseja relaxar, o primeiro objetivo é ter em mente que haverá uma transformação deste fio natural, e esta jamais poderá ser drástica, pois a intensidade pode alterá-lo definitivamente, alisando-o ou mesmo danificando-o.
Por isso, lembre-se: o relaxamento tem como função “soltar” suavemente a ondulação natural deste cabelo, criando outras opções de modelagem e definição do fio, seja para frisados ou cachos mais definidos.
Sobre a aplicação, é importantíssimo saber o seguinte: como a química é apenas um apoio à transformação deste fio, criando outras possibilidades de modelagem, ela jamais deverá ser usada mensalmente.
O ideal é que o procedimento químico, em casa ou no salão, seja realizado com toda cautela e cuidados possíveis. Sem pressa, sendo cuidadosamente aplicado a cada três meses, apenas na raiz crescida dos fios.
Isso porque é fundamental evitar o saturamento, o estiramento, a quebra, a porosidade e outros danos. Outro dado importante é compreender qual é o tipo natural do cabelo e qual o princípio ativo adequado para ele. Neste caso, o ideal é a avaliação e o diagnóstico de um profissional.
Hoje, no mercado de relaxamentos, há diversos princípios ativos indicados para estruturas de cabelos diferenciadas. Entre eles, a família dos hidróxidos, compatíveis entre si.
O hidróxido de sódio apresenta melhores resultados e é indicado para aplicação em cabelos crespos e muito crespos, ou seja, os crespíssimos;
O hidróxido de lítio apresenta melhores resultados e é indicado para aplicação em cabelos densos e muito volumosos;
O hidróxido de cálcio apresenta melhores resultados e é indicado para aplicação em cabelos cacheados e volumosos.
Além dos hidróxidos, a guanidina e o tioglicolato de amônia também apresentam ótimos resultados quando o assunto é relaxamento de cachos. Antes de conhecer as especificidades e indicações de cada um deles, vale a pena ficar por dentro dos benefícios desse procedimento.
O relaxamento em cabelo cacheado traz benefícios que vão para além da estética, porém é importante também compreender que eles podem limitar o uso de cosméticos nos fios por conta da interação entre eles, e mesmo para não sobrecarregar a fibra capilar.
Um dos benefícios mais citados é controle de volume das madeixas e a melhor definição dos cachos, uma vez que o relaxamento não alisa, ele apenas deixa os fios com curvatura acentuada definidos, abertos, soltos e naturais.
Fazer o relaxamento para abaixar o volume do cabelo cacheado é outra motivação que leva cacheados e cacheadas a optarem por esse procedimento e os resultados são excelentes, pois, apesar de reduzir o volume, os fios continuam com balanço e aparência natural.
Se você sofre muito com os fiozinhos arrepiados no topo da cabeça, o famoso frizz, apostar no relaxamento também é uma solução. Por soltar mais os fios, eles ficam literalmente mais maleáveis e, com isso, não ficam espigados perto da raiz.
Por fim, o relaxamento para soltar os cachos é ideal para quem tem os fios mais grossos e que formam um certo “bloco” ao serem soltos. Além de abrir mais os cachos, eles ficarão mais soltos e com uma linda definição depois de realizar essa técnica.
Confira também os melhores produtos para relaxamento da Salon Line e as químicas compatíveis com eles.
Se você gostou dos benefícios do relaxamento para cabelo cacheado e gostaria de experimentar essa técnica, saiba que diferentes produtos para relaxamento podem ser utilizados. Para as cacheadas, os mais indicados são os três listados a seguir:
Os hidróxidos são compostos químicos à base de soda cáustica, mas não precisa se preocupar, pois eles são formulados de tal maneira que não causam danos aos fios, apenas alteram sua estrutura.
Como dito, a família dos hidróxidos utilizada para fazer o relaxamento são a de cálcio, sódio e lítio. Por terem efeitos diferentes na estrutura dos cabelos, o de cálcio é indicado para cacheados volumosos, já o de sódio para os crespos e crespíssimos. Agora, se você tem muito cabelo? Então aposte no de lítio;
O tioglicolato de amônia é uma outra forma de relaxar e alisar, incompatível às anteriores e que permite o encacheamento posterior, através do permanente afro. Importante: Hidróxidos e Tioglicolato de Amônia não podem ser aplicados um sobre o outro, pois ocorrerá quebra.
Isso significa que será preciso escolher entre um e outro tendo em vista os resultados desejados: enquanto o tioglicolato vai deixar os fios mais lisos e demandar um permanente afro para cachear os fios, os hidróxidos apenas definem e deixam os cachos mais soltos;
A guanidina também não pode ser misturada a outros compostos, especialmente o tioglicolato de amônia, pois fazer isso causa a quebra total do fio e afeta negativamente sua estrutura. Seu uso é mais indicado para quem deseja alisar um pouco os fios e não apenas definir os cachos.
Vale lembrar que a escolha do melhor produto deve ser feita junto a um profissional e após avaliação cuidadosa e um diagnóstico detalhado das condições do seu cabelo. Só assim é possível descobrir qual o melhor relaxamento para cabelos cacheados.
A forma de aplicação é uma das mais importantes. Antes de fazer qualquer procedimento, seja em casa ou no salão, é fundamental fazer os testes de mecha e sensibilidade.
No teste de mecha, pegue uma quantidade mínima de fios, aplique o produto da raiz às pontas e observe se os fios estão fortes o suficiente para passar pelo procedimento químico. Além disso, o teste de mecha também pode indicar o tempo de ação necessário do produto para o seu tipo de cabelo.
Já no teste de sensibilidade, é possível perceber se há algum tipo de reação alérgica. Somente após verificar se há reação alérgica ou não, inicia-se o procedimento. Lembrando que não se deve lavar os fios, e que é necessário desembaraçar os cabelos antes da aplicação – também é muito importante proteger todo o couro cabeludo com pomadas específicas.
Na sequência, divida os fios em várias partes (o famoso coquinho da vovó) e aplique o produto em um lugar claro, arejado, iluminado e com clima fresco ou ameno, pois a temperatura pode alterar a ação do produto e o resultado. Não esqueça de usar luvas e de passar o pente apenas na raiz crescida. Em seguida, aguarde o tempo de ação.
Se você quer saber como soltar os cachos por meio do relaxamento capilar, vamos mostrar um passo a passo de como aplicar os produtos – indicamos a linha especialmente elaborada para relaxamento Salon Line para cabelos cacheados. Vamos lá!
Se você quer potencializar o efeito do relaxamento para abrir os cachos e ainda garantir que o produto usado fique espalhado de forma homogênea, ao terminar a aplicação massageie com cuidado os fios, sempre usando luvas e sem forçar os fios para que não se rompam.
É importante na aplicação:
– Que seus fios estejam há 3 dias sem lavar;
– Que se faça com muita calma, respeitando as características do seu cabelo, mas atentando-se ao tempo de ação do produto;
– Na hora de tirar, lavar com água fria em abundância para eliminar todo o produto. Não esqueça de usar o shampoo neutralizante que vem com o produto, até que a espuma produzida seja branca;
– Tratar os fios fazendo reposição de massa capilar.
Caso deseje fazer uma coloração, é importante verificar o estado do fio após a aplicação do relaxamento ou alisamento, respeitando sempre o prazo, e optar por um tonalizante. Jamais use coloração com amônia, pois são incompatíveis com hidróxidos e podem fazer cair os fios.
Se possível, no intervalo da química até sua próxima aplicação, adote um cronograma capilar.
Ainda está com dúvidas? Então vamos às questões mais frequentes quando o assunto é relaxamento para cabelo cacheado.
Após o procedimento de relaxamento dos seus cabelos cacheados e crespos, o indicado é lavar e hidratar os fios só depois de 2 dias.
Pode sim! Mas é indicado somente o uso de tonalizantes, pois colorações permanentes com amônia, podem fazer com que os fios quebrem e caiam.
Não, o relaxamento não é indicado para grávidas ou lactantes, pois os produtos químicos usados podem intoxicar o bebê.
Aqui a resposta é muito simples: hidrate, hidrate e hidrate! Além de manter seus cabelos saudáveis, você verá uma grande diferença no brilho e na definição dos cachos.
Crianças a partir dos 8 anos podem relaxar os cabelos, porém sempre aplique produtos voltados para o público infantil, pois são elaborados com componentes mais suaves e na dosagem certa para os pequenos
O relaxamento no cabelo cacheado tem duração média de 4 meses e, após esse período, recomenda-se retocar o procedimento para alinhar os novos fios e manter os cachos mais bonitos e definidos.
Para que seu relaxamento capilar dure mais, é essencial adotar uma rotina de cuidados para que as madeixas estejam sempre saudáveis, bonitas e definidas. Daí a importância de adotar um cronograma capilar.
Não há problemas na utilização de máscaras, cremes para pentear e hidratantes após a realização do procedimento e do tempo de resguardo (em média 2 dias). Muito pelo contrário, é super indicado pegar firme na hidratação e na nutrição dos fios após o relaxamento.
Gostou? Leia também, tudo sobre hidratação para cabelos ondulados, cacheados e crespos! E ainda 5 dicas para tratar cabelos alisados ou relaxados.