Os primeiros registros do uso dos dreads vêm da África e Índia. Nas tribos africanas os guerreiros do leste do continente usavam o penteado para intimar os seus oponentes. Na Índia, estão ligados ao Hinduísmo em homenagem a Deusa Shiva. Centenas de anos depois os dreads foram popularizados na Jamaica como forma de resistência negra contra a colonização europeia. Posteriormente os dreads foram associados a um contexto espiritual e religioso ligados ao rastafarianismo.
Como podemos perceber, além de muito estiloso, os dreads possuem uma carga histórica e religiosa muito rica, por isso é sempre legal saber de tudo isso antes de mudar o visual e se tornar também uma adepta ou adepto aos dreads.
Esteticamente falando, os dreads chamam muito a atenção pelo seu formato, textura e balanço, por isso conquistou milhares de pessoas no mundo. Para acompanhar esse visual incrível, que tal conhecer penteados e outros looks que podem ser combinados com os dreads? Dá só uma olhada!
Tipos de penteados com dreads
Coque samurai
Separe um ou dois dreads, pegue o resto do cabelo e traga para cima como se fosse montar um rabo de cavalo. Entretanto, ao invés de deixar os dreads caírem para baixo novamente, vire-os com as pontas para dentro, formando aquela curvinha do coque samurai, sabe!? Aí é só amarrar com o auxílio dos dois dreads que você separou no começo. Você também pode usar um elástico, mas precisa ser bem firme para aguentar o peso dos dreads.
Coque comum
Traga os fios para cima novamente e comece a enrolar os dreads no eixo do suposto rabo de cavalo até que ele se torne um coque. Use um elástico em volta do coque para prender ou separe novamente alguns dreads para amarrar o penteado como ensinamos anteriormente.
Rabo de cavalo
Para fazer esse modelo quase nao precisa de nenhuma habilidade para penteados de tão fácil. Basta trazer todos os dreads para trás e prender com elástico ou com os próprios dreads, do jeito que você já aprendeu.
Coque torcido para trás
Esse coque é todo diferentão é dá um toque ainda mais estiloso para o visual. Para reproduzir, separe três parte e faça coques puxando para trás, depois disso junte os três nas pontas, formando uma meia lua na parte da nuca. Para finalizar, esconda as pontas dos coques dentro dessa forma circular e está feito.
Acessórios para usar nos dreads
-Anéis: os aneis de dreads conferem um aspecto meio tribal e super estiloso para o look. É possível encontrar anéis de todos os materiais, como metal, madeira e até plástico e também nos mais diversos formatos.
-Bandana: muitas pessoas gostam de amarrar bandanas amarradas em forma triangular ou numa grande faixa, dessa maneira toda a parte da frente do cabelo fica coberta enquanto os dreads ficam jogados para trás.
-Lenços: para usar dreads com lencos é possível dobrar o tecido numa fina tira, passar por baixo do cabelo e amarrar no tipo, no estilo pin up, ou ao contrário, amarrando em baixo. Também dá para montar um coque alto, por exemplo, dobrar o lenço em uma larga faixa e passar por baixo do coque, amarrado no topo da cabeça. Esse visu é cheio de atitude.
Sugestões de cortes com dreads
-Pompadour: laterais raspadas, dreads menores atrás e maiores na frente formando uma espécie de topete de dread.
-Undercut?: parte da nuca raspada enquanto o resto do cabelo vai com os dreads, que pode ser curtos para exibir o corte ou longos e amarrados em algum penteado. Ah, o undercut também pode seguir para as laterais, como um sidecut.
-Moicano: laterais totalmente raspadas com dreads longos ou curtos no topo.
-Degradê: fios cortados gradualmente, nas laterais e nuca, de maneira que vão ficando maiores ao longo da cabeça, onde no topo ficam os cabelos mais longos, preenchidos com dreads, nesse caso.
Cuidados com os dreads
-Lavar bem antes de fazer os dreads, apenas com shampoo.
-Higienizar sempre com shampoo antirresíduos ou anti-caspa.
-Não usar condicionador nem qualquer outro tipo de creme.
-Limpar os dreads um por um durante o banho com delicadeza.
-Durante a lavagem massagear o couro cabeludo com cuidado.
-Sempre enxaguar muito bem.
-Manter os dreads sempre limpos, lavando de uma a duas vezes por semana (podendo ser mais vezes se você achar necessário).
-Lavar sempre pela manhã.
-Secar muito bem seus dreads, com toalha, naturalmente ou com ajuda de um secador no ar frio.
-Esperar ao menos 4 semanas antes de mergulhar com os dreads no mar ou piscina.
-Quando mergulhar com seus dreads, lavar muito bem em seguida.
Se você curtiu nossas dicas sobre penteados com dreads, leita também sobre box braids e tranças nagô, é só soltar o clique!