Antes de platinar o cabelo, você precisa estar ciente de que os fios claros demandam atenção e cuidados específicos. Pensando nisso, criamos um guia que você precisa ter antes, durante e após a descoloração para uma cor perfeita e um aspecto saudável. Ah, vale lembrar que as madeixas cacheadas e crespas por si só já são mais ressecadas do que as outras curvaturas. Portanto, os cuidados devem ser redobrados, ok?! Bora conferir?
O que fazer antes de platinar o cabelo?
- Tratamento
Preparar o cabelo com antecedência é o primeiro passo para uma descoloração de sucesso. Você deve aderir o cronograma capilar um mês antes de realizar a técnica, e usar e abusar das etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Intercalar esses tratamentos durante quatro semanas, certamente vai ajudar no fortalecimento dos fios até o grande dia.
- Tempo entre uma química e outra
Acabou de platinar o cabelo e já quer fazer o relaxamento? Ou vice-versa? O ideal é esperar um período de 15 dias entre um procedimento e outro. Isso porque ambos agridem muito os fios.
- Deixar o fio sujo de um dia para o outro
De acordo com os experts em coloração, a oleosidade natural produzida de um dia para o outro é uma proteção para o couro cabeludo. Por isso, não é bom lavar o cabelo antes da descoloração.
- Não usar nenhum finalizador
Isso mesmo! Se as suas molinhas são cacheadas ou crespas, você deve deixar o finalizador de lado um dia antes de descolorir os fios. Cremes para pentear, ativadores de cachos, sprays, pomadas, entre outros, podem dificultar na hora do clareamento.
O que fazer durante o período de platinar o cabelo?
- Teste de mechas
O teste de mechas é fundamental para saber se o seu cabelo está apto ou não para receber o pó descolorante e ele deve ser feito antes da aplicação de todo o procedimento.
Importante: quando o assunto é platinar o cabelo, o mais indicado é realizar a técnica com um profissional de sua confiança. Evite ao máximo fazer isso em casa sozinha.
- Respeitar o tempo de pausa do produto
Todo produtinho vem com a indicação de quanto tempo deixar na cabeça, variando sempre de acordo com as cores do cabelo e o tom escolhido. Por se tratar de pó descolorante, é muito importante que o profissional escolhido acompanhe atentamente a evolução do clareamento para não ter erro.
O que fazer depois de platinar o cabelo?
- Proteger os fios de danos externos
Sol, vento, mar e piscina podem prejudicar extremamente o seu loiro. Por isso, o ideal é proteger seus fios com produtos que tenham filtro UV em sua composição.
- Ter uma rotina de cuidados mais rigorosa
Sabe aquele cronograma capilar que você fez um mês antes de descolorir o cabelo? Pois é, vai ter que continuar fazendo. Você pode ainda adicionar a sua rotina de cuidados a famosa umectação capilar com óleo 100% vegetal. Produtos matizadores também são excelentes amigos de cabelos platinados. Invista!
- Escolher os produtos certos na hora de pentear
Dê preferência para finalizadores com pigmento branco ou transparente na hora de pentear. Evite aqueles com pigmento amarelo.
Agora que você já sabe tudo sobre platinar o cabelo, hora de colocar em prática esse guia, né?!