Como cuidar do cabelo no verão? 5 produtos que irão te salvar
Por Rafaela Oliveira
por Talitha Benjamin
Você costuma notar a sua raiz oleosa? Tem o hábito de usar muitos produtos de uma só vez? Ou ainda, sente os fios rebeldes e sem brilho? Então, a etapa de lavagem dos seus cabelos é ainda mais importante. O shampoo antirresíduos, ou shampoo de limpeza profunda, é um aliado perfeito para quem precisa de […]
Você costuma notar a sua raiz oleosa? Tem o hábito de usar muitos produtos de uma só vez? Ou ainda, sente os fios rebeldes e sem brilho? Então, a etapa de lavagem dos seus cabelos é ainda mais importante. O shampoo antirresíduos, ou shampoo de limpeza profunda, é um aliado perfeito para quem precisa de […]
Você costuma notar a sua raiz oleosa? Tem o hábito de usar muitos produtos de uma só vez? Ou ainda, sente os fios rebeldes e sem brilho? Então, a etapa de lavagem dos seus cabelos é ainda mais importante. O shampoo antirresíduos, ou shampoo de limpeza profunda, é um aliado perfeito para quem precisa de uma limpeza profunda das madeixas. Mas, atenção: ele tem que ser usado corretamente para não ressecar.
Se você quer saber mais sobre como o shampoo antirresíduos funciona e como ele pode ajudar na sua rotina capilar, vem com a gente e anote todas as informações sobre o shampoo de limpeza profunda!
Um shampoo antirresíduos é um produto feito exclusivamente para realizar uma limpeza profunda em toda a estrutura do cabelo: couro, raízes e fios.
Com o passar do tempo, o nosso cabelo acumula os restos dos produtos e das químicas que aplicamos nele. É importante que, de tempos em tempos, estes excedentes de químicas e componentes sejam removidos.
Como as madeixas possuem o pH ácido, de 5,5, o shampoo antirresíduos nada mais é do que um higienizador capilar que possui pH alcalino, que força a abertura das escamas capilares, possibilitando a limpeza intensa do fio.
O shampoo antirresíduos é ideal para remover todas as impurezas do fio, com uma limpeza mais profunda do que o shampoo habitual. Por abrir as cutículas, este produto remove as impurezas que costumam acumular no couro cabeludo.
Esse acúmulo impede os folículos capilares de respirarem, causando oleosidade na raiz e também impedindo a absorção dos tratamentos rotineiros, como a hidratação e a nutrição.
O shampoo antirresíduos pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. A frequência de uso do shampoo antirresíduos vai depender do seu cabelo. O ideal é que seja:
É importante saber que as madeixas descoloridas, ou com escovas temporárias, devem usar o shampoo antirresíduos com cuidado, já que o produto, ao abrir as escamas capilares, contribui para o desgaste da química.
A aplicação do shampoo antirresíduos segue a mesma lógica do shampoo comum: respeitando a frequência de uso necessária para o seu cabelo (semanalmente para fios oleosos e quinzenal ou mensalmente para os ressecados), aplique no couro cabeludo, massageando levemente com a ponta dos dedos. Enxágue e, em seguida, utilize o seu condicionador favorito para fechar as cutículas.
Vem com a Juliana Luziê que ela ensina como usar este shampoo maravilhoso para limpar o couro cabeludo:
Para finalizar a lavagem, aposte na Máscara e no Condicionador da linha Maria Natureza Hidratação Sem Pesar para uma hidratação intensa, fios selados, ultra brilho e cabelos mega macios.
Entre as opções de shampoo de limpeza profunda, pode surgir a dúvida: existe diferença entre os produtos detox e antirresíduos? A resposta é sim: enquanto o antirresíduos força a abertura das cutículas para retirar todas as impurezas, o shampoo detox, como o próprio nome sugere, apenas desintoxica os fios, removendo substâncias que podem ser prejudiciais.
O shampoo detox pode ser utilizado normalmente nos dias de lavagem capilar. Já o antirresíduos, que possui um pH alcalino, não pode ser usado com tanta frequência, já que seu efeito remove também os nutrientes e a hidratação do fio. O ideal é usá-lo apenas ocasionalmente.
Além do shampoo antirresíduos, adicione o shampoo detox na sua rotina: o Shampoo e o Condicionador Maria Natureza Detox garantem limpeza capilar sem ressecar, fios leves, movimento, desembaraço, hidratação e brilho. Com tecnologia micelar, removem a oleosidade e as impurezas, proporcionando fios purificados e revitalizados.
Vale lembrar que apesar de ser um shampoo de tratamento, as crianças e adolescentes possuem um pH diferente do adulto e a pele é muito mais sensível. Por isso, eles devem usar shampoo e condicionador (além de finalizadores) próprios para a idade.
O shampoo antirresíduos pode ser usado em todos os tipos de cabelo, mas é mais benéfico para cabelos que recebem muitos produtos, tratamentos e finalizadores.
Não é recomendado. O uso diário pode remover demais a oleosidade natural dos cabelos, levando a ressecamento.
Ele pode remover parte dos tratamentos químicos dos cabelos, especialmente se usados em excesso. Consulte um profissional antes de usar após procedimentos químicos.
Pessoas com cabelos excessivamente secos, danificados ou tratados quimicamente devem evitar o uso frequente, pois pode intensificar a sensação de ressecamento.
O uso varia de acordo com o tipo de cabelo e hábitos individuais. Geralmente, recomenda-se usar o shampoo antirresíduos a cada 15 dias a 1 vez por mês para evitar ressecamento excessivo.