Olá, povo! Vocês já ouviram falar em tiara de trança? O penteado romântico e cheio de estilo tem muitas variações e vou te mostrar o passo a passo de uma tiara de trança linda, diferente e, o melhor, perfeita para cabelos cacheados, ondulados, crespos e em transição.
Tiara de trança: o que é e quando usar
De forma geral, a tiara de trança é um tipo de penteado simples que pode ser feito de duas formas: na primeira é feita uma trança tradicional e ela é posicionada na parte de cima de cabeça, como se fosse uma tiara, e na segunda é feita uma trança embutida, de forma que os fios sejam trançados onde a tiara vai ficar.
Você vai aprender uma tiara de trança feita da segunda forma, e que utiliza um penteado tipicamente africano chamado de tranças nagô.
As tiaras de tranças mais simples podem ser usadas em ambientes mais informais, como para ir à faculdade e sair com os amigos, mas o modelo que você vai aprender no final deste texto é ideal para eventos especiais, como casamentos e formaturas.
Tiara de trança: as tranças nagô
A trança nagô, também conhecidas como tranças raiz ou tranças rasteiras, são uma das mais belas técnicas capilares africanas. Nela, os cabelos são trançados junto a raiz, o que mantém o trançado bem próximo do couro cabeludo.
Nos penteados mais simples, as tranças nagô são retas, começando próximo a testa, seguindo pela nuca e terminando nas pontas dos cabelos. Mas, conforme você adquire um pouco de prática poderá fazer desenhos incríveis com as tranças nagô.
Veja alguns exemplos de tranças nagô de tirar o fôlego:
Para a nossa tiara de trança iremos fazer tranças nagô em formato de seta. Veja a seguir o passo a passo completo.
Tiara de trança: passo a passo
1º passo: comece dividindo os cabelos na horizontalmente na altura que você quer que a trança fique. Depois, separe os fios em duas partes
2º passo: separe uma mechinha do centro e faça uma trança comprida, tradicional. Dobre a trança para que ela forme uma gota na altura da testa. Use um pente para criar mechas com formato de seta, divida cada uma em três partes e faça a suas tranças nagô.
3º passo: divida mais uma mechinha atrás de cada orelha e faça uma trança tradicional. Prenda as pontinhas com elástico ou miçangas.
Veja como fica o resultado com o restante dos cabelos presos em um coque:
E esse é o visual da tiara de trança com cabelos soltos:
Tiara de trança: cuidados especiais
A tiara de tranças exige alguns cuidados, principalmente se você quiser manter as tranças nagô por mais tempo nos cabelos. Depois de trançar os fios, você pode permanecer com as tranças por até duas semanas e nesse meio tempo deve lavar os cabelos a cada quatro ou cinco dias.
Na hora da lavagem, dê sempre preferência para os produtos que são mais adstringentes e menos hidratantes, já que as tranças podem reter substâncias e deixar os fios oleosos. O condicionador pode ser dispensado enquanto você estiver com sua tiara de tranças.
Também é fundamental secar bem suas tranças depois de lavá-las para evitar problemas no couro cabeludo.
Curtiu a tiara de trança? Então conheça mais penteados com tranças para cabelos cacheados e crespos!
Beijos e até a próxima!