Que as tranças estão sempre em alta entre crespas, cacheadas e das que estão passando pela transição capilar, já sabemos. Mas uma coisa que você pode não saber, é que a versatilidade deste tipo de cabelo é tanta, que até quem optou por fios curtinhos pode aproveitar. Pois é: se você está pensando em adotar as tranças, mas ainda está esperando o crescimento capilar colaborar, pode ficar tranquila!
Para adotar as box braids, tranças nagô, boxeadora ou qualquer outro tipo de trança em cabelo curto, é muito simples: basta escolher uma trancista bem experiente e esperar os fios atingirem cerca de 4cm, ou 4 dedos, escolher o seu visual favorito e aproveitar! Abaixo, reunimos tudo o que você precisa saber para mudar de visual sem precisar esperar os cabelos crescerem, veja:
É possível fazer trança em cabelo curto?
As tranças afro no estilo box braids, nagô e boxeadora utilizam cabelos sintéticos que são trançados no seu cabelo natural. Para isso, o cabelo precisa ter pelo menos 4 centímetros de raiz, ou cerca de 4 a 6 dedos, para que a fibra possa ser trançada no fio. Além disso, como a fibra se prende ao seu fio de cabelo, você não pode exagerar muito no comprimento das tranças, senão o peso vai ser muito grande, podendo causar dor e diminuindo consideravelmente a durabilidade do penteado.
Dá para fazer trança em cabelo curto em casa?
Apesar das técnicas de aplicação das tranças box braids e nagô serem possíveis de aprender para fazer no seu próprio cabelo, o recomendado é pedir a ajuda de uma profissional trancista. Isto porque o comprimento pequeno dos fios exige muito mais destreza e atenção para garantir um resultado satisfatório, sem danificar os cabelos.
É importante saber que, em cabelos curtos, as tranças costumam durar bem menos do que em cabelos longos. Isto porque o atrito entre a fibra sintética e o fio natural é bem menor, fazendo com que as tranças “soltem” mais rápido. Além disso, o desconforto, a dor e a sensibilidade inicial causada pela aplicação das tranças também é maior, já que elas precisam ser presas com mais força.
Quais são os melhores modelos de tranças para cabelo curto?
Quer adotar o visual de tranças em cabelos curtos, mas ainda não sabe qual modelo apostar? Então fica ligada em quais tipos de tranças dá para adaptar ao comprimento pequeno sem prejudicar o crescimento e nem causar danos.
Box braids em cabelo curto
As box braids já são queridinhas das cacheadas e crespas, e também são perfeitas para quem quer passar pela transição sem lidar com as duas texturas. A técnica utiliza fibra sintética trançada ao cabelo natural, e pode ser feita nos fios curtos também. Aqui, a dica é não exagerar no comprimento para não forçar a raíz nos dias subsequentes e, assim, aumentar sua durabilidade.
Tranças nagô em cabelo curto
Também conhecida como trança de raiz, a trança nagô é feita rente ao couro cabeludo, por isso, é ideal para quem tem cabelo curtinho. Aqui, a criatividade da trancista que vai ditar o estilo do cabelo, já que esta técnica possibilita diversos desenhos, formas, cores e tamanhos, usando ou não extensões e fibras sintéticas. Por ser uma trança enraizada no couro cabeludo, não tem muitas restrições, mas a durabilidade é bem inferior às box braids.
Dá para fazer penteados com tranças para cabelos curtos?
Considerando que as tranças em cabelos curtos não podem ser muito compridas, o ideal é apostar em penteados que não forcem a raíz ou que causem desconforto no couro cabeludo. Os penteados com tranças em cabelo curto podem ser usados de diversas formas:
– Coques: certamente é a maneira mais popular para usar as box braids. No caso de fios curtos, aposte nos coques baixo, soltos e abuse dos acessórios, como lenço e bandanas, para garantir um visual maravilhoso sem desconforto.
– Twists: é possível torcer os fios e adicionar elementos extras para deixar o penteado mais criativo: fios dourados e prateados entre os fios sintéticos, lenços e jogar as tranças para as laterais também dá um charme especial aos cabelos.
– Tranças: pode até soar estranho em um primeiro momento, mas dá também para fazer tranças a partir das tranças e variar seu look com ideias criativas.
Como cuidar de tranças em cabelo curto?
Para garantir a integridade do fio e a durabilidade das tranças, se liga nos cuidados essenciais:
– Durma sempre com uma touca de cetim para evitar o atrito da raiz com o travesseiro;
– Utilize apenas produtos naturais e diluídos, e enxágue bem a raiz para evitar o acúmulo de resíduos;
– Não aposte em penteados que forcem o peso na raiz: coques, rabos de cavalo e tranças precisam ser baixas;
– Não deixe as tranças por muito tempo! O tempo de duração varia dependendo da textura, comprimento e tipo de trança, mas, em geral, fique de olho nos sinais: se dá para ver uma boa parte da raiz crescida, ou o seu cabelo natural apresenta bastante frizz e escapa pelas fibras, está na hora de tirar.
Salon Line recomenda:
O Shampoo #todecacho Estilização proporciona limpeza capilar profunda, remoção completa dos resíduos e cuidado para um couro cabeludo saudável. Com água de rosas e rosa-mosqueta, ele ainda garante vitalidade e hidratação dos fios. O bico aplicador é ideal para lavar os cabelos com tranças, box braids, dreads ou nagô.
Vem com a Juliana Luziê que ela ensina como usar este shampoo maravilhoso para limpar o couro cabeludo: