Você já deve ter feito aquela hidratação capilar e logo depois não notou nenhuma diferença. Isso acontece porque quando o fio está muito ressecado, nem sempre recorrer apenas à hidratação resolve o problema.
É aí que entra em cena a umectação capilar: uma técnica feita com óleos vegetais que nutre, hidrata e fortalece os fios que estão danificados. Se você ainda não conhece esse tratamento, é hora de ficar por dentro dos benefícios e aprender tudo sobre essa maravilha. Então, bora lá?
O que é umectação capilar?
Todo cabelo possui uma oleosidade natural, responsável pela nutrição dos fios. Porém, em alguns tipos de cabelo, como os crespos e cacheados, a oleosidade não consegue descer ao longo dos fios por conta do seu formato em espiral, causando desidratação e ressecamento.
Por isso, a umectação capilar é uma aliada tão importante para qualquer tipo de fio! Esse tratamento é realizado à base de óleos para umectação que tem como objetivo nutrir os fios, e acima de tudo, repor a oleosidade necessária para recuperar as madeixas danificadas por diversos fatores externos.
A umectação do cabelo pode ser feita de várias formas como no banho ou utilizando uma máscara de umectação a base de óleo. Mas também pode ser realizada em um processo rápido de 30 minutos utilizando óleo vegetal ou ainda durante a noite, em que o óleo aplicado age nos fios enquanto você dorme; essa técnica é a chamada umectação noturna.
Vale destacar, ainda, que a umectação faz parte da etapa da nutrição e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição – já que naturalmente são mais ressecados.
Para que serve a umectação?
Cabelos cacheados que estão com a nutrição baixa costumam ficar mais leves, nesse caso, a umectação será fundamental para deixá-los com mais peso, proporcionando um aspecto mais homogêneo, controlando o frizz do cabelo e reduzindo o volume. O tratamento pode ser feito somente com óleo – sem acréscimos de cremes, como o óleo de rícino e o óleo de argan.
Ao entrar em contato com o cabelo, esses óleos conferem maior resistência e um brilho notável aos fios, contribuindo para o desenvolvimento saudável do cabelo. Eles criam uma película ao redor da fibra capilar, promovendo um aspecto uniforme que se traduz em suavidade, facilidade de pentear e luminosidade.
Dessa forma, o ressecamento é combatido de maneira mais eficaz e diminui até mesmo o aparecimento de frizz. Além disso, a umectação deixa o cabelo menos propenso à quebra também.
Benefícios da umectação
Dentre os inúmeros benefícios da umectação, é possível destacar os 9 principais:
- Redução da quebra;
- Diminuição do frizz;
- Eliminação da formação de nós;
- Redução do atrito entre os fios;
- Combate ao ressecamento e a porosidade;
- Fortalecimento da fibra capilar;
- Toque mais suave;
- Cabelos mais brilhantes;
- Fios mais lindos.
Como fazer umectação no cabelo cacheado e crespo?
Fazer umectação capilar é um processo bastante simples: basta separar o cabelo em mechas e aplicar o óleo de forma abundante, enluvando-as. Para facilitar, deixe as mechas presas, e mantenha solta apenas a parte onde está aplicando o produto. Note que ao espalhar o óleo você deve contemplar todo comprimento dos fios.
Vale lembrar que a umectação noturna é mais profunda e dá ótimos resultados! Para potencializar o efeito é só utilizar uma touca de cetim – o cetim, por ser um tecido liso e bem delicado, evita o atrito com os fios. Por não ter propriedade muito absorvente este tecido não puxa tanto óleo, mantendo o produto no cabelo.
É importante ressaltar: evite touca térmica nesse processo!
Veja o guia detalhado para realizar uma umectação completa:
- Utilize um pente para dividir os fios;
- Distribua o óleo ao longo de todo o comprimento do cabelo;
- Permita que o produto aja por cerca de 30 minutos;
- Na hora de retirar o produto, basta utilizar seu shampoo e condicionador #todecacho favorito: espalhe o shampoo na raiz em movimentos circulares e puxe a espuma para o comprimento dos fios.
Como tirar a umectação do cabelo: Método UCPE
Quer saber como tirar umectação do cabelo e o óleo dos fios? O método UCPE é usado para retirar completamente o ingrediente do cabelo após a umectação. A sigla significa “umectar, condicionar, pausar e enxaguar”. Veja como funciona:
- U = umectar! Aplique um óleo vegetal puro nos cabelos secos e, em seguida, deixe agir por cerca de duas horinhas ou durante a noite (na umectação noturna);
- C = condicionar! É o grande diferencial dessa técnica para não deixar as madeixas ressecadas ou pesadas. Para retirar o óleo, divida o cabelo em seções e aplique o condicionador em cada mecha, sem economizar;
- P = pausar! É a pausa que o condicionador precisa para atuar de forma correta e atingir o resultado esperado. Normalmente, o tempo é de 20 a 30 minutinhos;
- E = enxaguar! O último passo para a finalização de todo o processo. Enxágue o cabelo com bastante água, passando os dedos entre os fios para garantir que não fique nenhum resíduo. Mas atenção: se achar que a quantidade de condicionador que você usou anteriormente não foi suficiente para eliminar toda a umectação, aplique um pouco mais de produto e lave os cabelos novamente.
É possível utilizar um pouco de shampoo na hora de enxaguar e retirar todo óleo. Mas é importante lembrar que a quantidade de óleo que será aplicado irá determinar o trabalho que você terá nessa etapa.
Qual é o melhor óleo para fazer a umectação capilar?
Agora que você já está familiarizado com o conceito de umectação capilar, seus benefícios e o processo de realização desse tratamento, é hora de escolher o óleo vegetal adequado para o seu cabelo. Existem vários óleos que podem ser utilizados na umectação, e a sugestão é experimentar para compreender como cada um age no seu tipo de cabelo. Para auxiliá-lo nessa escolha, destacamos os principais tipos e os benefícios associados ao seu uso:
- Óleo de rícino: Este é um dos óleos mais conhecidos para a umectação capilar. O óleo de rícino é conhecido por nutrir e fortalecer os cabelos, promovendo um crescimento mais saudável e resistente. Sua composição inclui vitamina E, ômega 6 e 9, e possui propriedades antioxidantes;
- Óleo de oliva: Essa opção proporciona brilho, maciez e nutrição aos fios. O azeite de oliva é rico em vitamina E, ômega 6 e 9;
- Óleo de argan: Um dos favoritos quando se trata de cuidados capilares, o óleo de argan pode ser utilizado como óleo finalizador, auxiliando na redução do frizz. É um óleo mais fluído e fácil de aplicar, sendo rico em vitaminas A, B1, B2, D e E, além de possuir propriedades antioxidantes;
- Óleo de alecrim: Com ação antioxidante e anti-inflamatória, o óleo de alecrim é recomendado para nutrir, fortalecer os fios e controlar a oleosidade do cabelo;
- Óleo de abacate: Essa opção é indicada para nutrir, hidratar e fortalecer os fios. O óleo de abacate é rico em vitaminas A, C e E, proteínas, ácido fólico e potássio, sendo benéfico para cabelos ressecados e fragilizados.
Quantas vezes fazer umectação capilar?
O primeiro passo, antes de iniciar qualquer tratamento capilar é identificar o seu tipo de cabelo, 3ABC ou 4ABC, e, ainda, suas características: com ressecamento; com frizz; curto ou longo; com volume e outros.
Com esses fatores identificados, fica mais simples recuperar e manter os fios saudáveis. A periodicidade da umectação, por exemplo, está diretamente ligada a esses fatores. Indica-se fazer a umectação a cada dez dias, mas quem apresenta um cabelo mais ressecado pode fazer uma vez por semana para manter as madeixas bem nutridas.
Lembrando que apenas uma aplicação pode não fazer muita diferença. Portanto, repita o tratamento mais vezes e em períodos mais curtos até obter um bom resultado. Quando os fios apresentarem melhora, aumente o intervalo até chegar em um período confortável em que seu cabelo esteja nutrido e hidratado sem ficar oleoso.
Pode fazer umectação com o cabelo sujo?
Com certeza! O aspecto fundamental é realizar a umectação com o cabelo seco. Portanto, se o cabelo estiver sujo e seco, não tem problema, você pode prosseguir com o tratamento.
Algumas pessoas acreditam que é necessário lavar o cabelo para abrir as cutículas da fibra capilar e facilitar a absorção do óleo durante a umectação.
No entanto, o cabelo que demanda umectação já está poroso, o que significa que as cutículas estão naturalmente abertas. Portanto, a umectação capilar pode ser realizada tanto em cabelos sujos quanto limpos.
Quantos minutos posso deixar a umectação no cabelo?
Amarre os cabelos e permita que o tratamento atue por pelo menos 30 minutos. Se estiverem excessivamente ressecados e você não tiver compromissos, é possível prolongar esse período. Duas horas é o tempo ideal para o óleo penetrar completamente e exerça o efeito desejado nos seus cabelos.
Gostou das dicas? Então, leia também: 4 produtos para turbinar a sua umectação capilar, e arrase com seus cachos e crespos super nutridos!